ArtigosReportagens

Sessão de fotografia infantil, que providências tomar?



Salve pessoa!

   Fotografia infantil é diversão garantida, quem nunca se pegou fazendo fotos no celular para um “book fotográfico” das crianças? Uma ótima maneira de eternizar em imagens os pequenos…pequenos.
   Fazer isso com o próprio celular é muito simples. Agora, já pensou em ter um álbum com fotos profissionais? É muito  mais especial ainda ter a memória ali,  viva e palpável, guardada por toda a vida, passando de geração em geração, isso é impagável.
   Se já percebeu como o tempo passa rápido, tratou logo de marcar uma sessão de fotos dos seus pimpolhos. O que fazer para que tudo saia dentro do planejado? Já falei sobre esse assunto de como se preparar para um ensaio fotográfico bem aqui nesse artigo, mas foi direcionado para os mais crescidinhos. Dá uma lida aqui nessa sequência, acho que pode ajudar.
   A principal dica é o planejamento, claro! Portanto…

Pense na locação como um lugar que seja familiar

   Converse com o profissional escolhido, o lugar onde a sessão vai acontecer é estratégico por uma série de fatores. Por vezes facilita e muito, a logística. Sou favorável que tenha relação com os retratados, mas além disso é bom considerar alguns pontos importantes. É seguro e fácil de chegar? Tem a ver com o estilo de vida da família? Tem uma luz bacana, natural ou artificial? Existem locais para troca de roupa ou banheiros próximos?
   Eu prefiro fotografar em ambiente externo, gosto de utilizar a luz natural. Mas é melhor quando todos são habituados as atividades ao ar livre. A ideia de sair com um bebê muito pequeno ou mais de uma criança assusta? É válido optar por um ensaio fotográfico em um lugar mais intimista, como a própria residência, que em alguns casos podem existir os dois ambientes, por exemplo.
   O importante é a diversão, para obter fotos espontâneas as crianças precisam estar felizes, e ocupadas disso. Essa energia, além do afeto, é a que deve ser captada, beleza?

Respeito aos horários e ao relógio biológico

   As sessões de fotografia infantil costumam ser realizadas em horários pré determinados e específicos, mas todos precisam estar dispostos, principalmente as crianças. Não é recomendado tirá-las da cama mais cedo do que o costume. Se for bebê, pense naquele soninho ou em mamar antes do ensaio, na hora das fotos vai estar com aquela disposição!
  Na véspera e até a hora das fotos é bastante recomendável ingerir alimentos mais leves e estimulantes, a intenção é gerar conforto e energia, mesmo. As sessões levam de duas a três horas, em média, não esqueça de levar algo para os modelos degustarem durante os intervalos das sessões. Protetor solar e repelente é uma boa sacada.

Roupas e produção

   Pensar no visual é importante, mas o conforto é essencial. Para o ensaio ser divertido as crianças devem estar confortáveis. Não existe a necessidade de muitas produções e isso nem é o mais importante, 2 ou 3 trocas, combinando as peças entre si já são suficientes.
   É importante entender também que existe a possibilidade deles se sujarem bastante, então…sem estresse. Fantasias dos personagens mais queridos são boas opções para se utilizar em um ensaio externo, assim como acessórios que vão desde óculos escuros, bonés ou chapéus até pulseiras, colares ou o brinquedo preferido.
   Um doce sempre deixa as imagens com mais “doçura”. Mas não deixe de levar lencinhos umedecidos ou toalhinhas para limpar a criançada e continuar com as fotos.

Não crie expectativas demasiadas

  Uma sessão de fotografia infantil funciona como contar uma história, é bom que haja um roteiro mas não devemos nos apegar a ele, precisamos estar abertos a que as próprias histórias se contem. As imagens podem ficar um pouco diferentes do conceito inicial, o que é preciso compreender é que sempre será a cobertura dos fatos, mas com conceitos e estéticas inseridos em linguagem fotográfica.
   A principal “ordem” é curtir o momento e diversão ao máximo e que seja uma experiência única, que possa ser guardada na memória afetiva de todos os envolvidos. E será!