Editoriais

Ensaios e precauções

Salve pessoa!
   Acredito que muitas pessoas alimentam o desejo de realizar um ensaio fotográfico bem pensado e produzido, seja para um arquivo de memória ou simplesmente porque gostariam de se ver representadas dignamente em uma imagem, inclusive as pessoas que acreditam que não são fotogênicas.
   Para o sucesso de um ensaio fotográfico é necessário criar uma conexão entre fotógrafo e fotografado. Para tornar esse entrosamento possível quaisquer dúvidas relacionadas a pré produção devem ser sanadas. Alinhar as expectativas e deixar a pessoa retratada mais tranquila e confiante são fatores preponderantes para se ter sucesso, e se tudo for bem planejado o que resta é só deleite durante a sessão e expectativas alcançadas no resultado final.
   Esse post foi criado para ajudar a você que irá realizar uma sessão fotográfica, a se sentir mais confortável e segura (o). Escolha o profissional que irá realizar as fotos com critérios, mas não se apegue a referências de trabalhos de outros profissionais. trabalhos artísticos tem leitura e execução únicas e é um campo bastante subjetivo, criar algo novo, com a cara do modelo retratado mas com a identidade do fotógrafo impressa é o objetivo. Buscar referências fora do mindset do profissional escolhido pode comprometer a personalidade das imagens, descaracterizando todo o contexto da obra. Portanto, confie na sua escolha e divirta-se.
Make Up

   A preparação para o ensaio começa com um maquiagem bacana, por isso recomendo que visite o seu profissional preferido. Muitas mulheres tem dúvidas sobre a maquiagem, a aposta mais correta e segura de acerto é de optar pela naturalidade, evitando excessos e arrematado com seu toque pessoal. Avalie as possibilidades e tenha em mente que um ensaio diurno pede leveza, mas um olho bem delineado e um batom bonito ajudam a destacar sua beleza. Ah! e não esqueça de levar o batom que usou, para eventuais retoques.
   Lembre-se de disfarçar cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc. O tratamento em Photoshop é eficiente mas se houverem muitas imperfeições pode deixar as feições artificiais, então, caso você não esteja satisfeita com a maquiagem, minha sugestão é que refaça a seu gosto. Para o homem vale o mesmo cuidado quando relacionado a barba, que seja bem feita e/ou bem cuidada, unhas cortadas e limpas.
Bronzeados a jato não são indicados e unhas dos pés e das mãos bem feitas garantem belos closes. Também não é recomendada a presença de produtores ou maquiadores durante o ensaio, pois eventuais interferências na direção de poses do modelo podem comprometer o ritmo da sessão e prejudicar a naturalidade do estilo que buscamos. Não se trata de um ensaio publicitário, então relaxe, vamos deixar você bem na foto e com uma lembrança divertida dessa sua fase da vida.
   O cabelo também pode seguir a linha do mais natural possível, começando solto (se você quiser) e prendendo de diferentes formas durante o ensaio. Não aconselho testes de cortes, penteados ou tinturas especiais para o ensaio, pois eventuais problemas, podem afetar o agendamento das fotos.
A ESCOLHA DO FIGURINO
É importante salientar que muitas trocas de roupas  podem atrapalhar o timing do ensaio e prejudicar o resultado. Aconselho a separar as peças escolhidas com calma (um dia antes do ensaio) e levá-las separadamente já montadas (acessórios, roupas e sapatos combinando) pois isso facilita a organização e seleção dos cenários (que podem ser definidos de acordo com as produções escolhidas). Vá para a sessão com a primeira produção já no corpo, traga um sapato confortável para deslocamento até o cenário ideal. Recomendamos começar com uma produção mais despojada e deixar o mais formal para o final do ensaio.
   Os sapatos devem estar de acordo com as roupas e acessórios (brincos, anéis, pulseiras e etc). Para o homem, não esqueça do cinto. Leve somente o que for utilizar, com algumas (poucas) variações de cores (se tiver). Não se preocupe demais com as roupas, elas são somente complementos para sua personalidade.
DURANTE A SESSÃO

   Normalmente, levo comigo um assistente para o meu suporte, que torna possível, entre outras coisas, criar uma iluminação mais  impactante, diferenciada. Com o intuito de demonstrar em imagens sensações e sentimentos, é necessário uma conexão entre fotógrafo e modelo não recomendo a presença de mais pessoas que o necessário durante o ensaio, para não prejudicar a vibe e o ritmo. Lembre-se que não se trata de um editorial de moda, só precisamos nos divertir de verdade e essa verdade ficar explícita nas fotografias.
 Queremos que as fotos sejam atemporais, portanto, acessórios cênicos que não tem a ver com o seu cotidiano devem ser evitados. Não se preocupe com as poses, nós fotógrafos possuímos a experiência necessária para te dirigir e ajudar você a relaxar. Suas ideias são muito bem-vindas, então sinta-se à vontade para perguntar, sugerir e demonstrar seus desejos. Você sonhou, vamos executar.
Não tenho o costume de mostrar as fotos na câmera, durante o ensaio. Adoto essa prática para manter a surpresa na a hora da escolha. Confie, vale a pena esperar.
 DURAÇÃO DO ENSAIO E CLIMA IDEAL
   Os ensaios são divertidos, mas podem ser bem cansativos,  um bom resultado se obtem com empenho e é preciso “suar a camisa”  para abrilhantar cada olhar e gestos interessantes, e você vai precisar ajudar nessa missão. Normalmente uma sessão de fotos dura no máximo quatro horas, particularmente prefiro assim para manter o nível de energia dos envolvidos, do início ao fim.
   Outro detalhe que necessita de uma atenção especial é em relação a previsão do tempo, consultar o Google é uma boa pedida, é um serviço bastante confiável e assertivo. Não é incomum que se remarque as datas duas ou até três vezes, esperando o clima ideal. Caso tenha previsão de chuva, o melhor é reagendar as fotos. Essa decisão deve ser tomada, no máximo, até a véspera da sessão.
A ESCOLHA DO LUGAR PERFEITO
   Durma bem na noite anterior ao ensaio para evitar olheiras e providencie protetor solar, boné ou chapéu e repelente para insetos. Você não tem ideia da quantidade de mosquitos que encontramos por aí. Recomendamos que escolha um único local de sua preferência. Não caia na armadilha de ficar mais tempo em trânsito que fotografando. Sou a favor sempre de locações, ao ar livre ou locação interna, um casarão, museu, bar ou caverna sempre acho mais interessante que em estúdio.
Caso seja necessária autorização para fotografar no local escolhido, ela deve ser providenciada pelo próprio modelo (com algumas exceções, obviamente) e previamente. Caso você não tenha ideia de onde ir, os profissionais envolvidos podem colaborar com sugestões de bons lugares.
DICAS FINAIS
   Prefira roupas com cores mais neutras ou, então, combine com cores complementares. Evite estampas muito chamativa mas sobretudo, vista-se como se sentir bem. É importante chegar na locação e fotografar por lá mesmo e nos arredores, para otimizar o tempo. Recomendado clicar em até 3 lugares, no máximo, sendo todos próximos do cenário principal ou no caminho.
   Beba bastante água no dia anterior para contribuir na hidratação da pele e opte por uma alimentação leve. Animais de estimação colaboram como um detalhe especial e inusitado para compor a cena, porém, se optar por levá-los, lembre-se de ter alguém para tomar conta deles no decorrer da sessão. Leve também um pouco de ração e um pote para água.
   Agora é só confiar no fotógrafo de sua escolha e curtir o ensaio!
   Enjoy!

Comment here