DestaquesFotografiaNotícias

O Sal da Terra, do Tião

Salve Pessoa! 
   Um retrato nunca antes descrito sobre a obra de Sebastião Salgado. O próprio fotógrafo explica alguns dos seus trabalhos mais marcantes e também aborda as experiências por ele vividas. Do diretor de Wim Wenders de  Paris, Texas, Asas do Desejo, Buena Vista Social Club e do recente Pina, O cineasta lança um olhar pessoal e profundo diante de Salgado em “O Sal da Terra”
   A montagem de Maxine GoedickeRob Myers é um dos destaques da película, cenas em preto e branco se alternam as cenas coloridas de arquivo e a um sem número de fotografias.
   Sem querer ser didático, o filme mostra muitas facetas da trajetória do fotógrafo. Tudo é abordado, desde a infância em Minas Gerais, os estudos no Espírito Santo até a formação em economia, inclusive a compra da primeira câmera pela esposa Lelia Salgado, a quem o fotógrafo atribui ser de suma importância na sua caminhada. O filme mostra a primeira fotografia captada pelo Tião, o  trabalho como fotógrafo esportivo e de nus (informação que muitos desconhecem) antes de descobrir sua verdadeira vocação como fotógrafo social, nos são expostos. 
     Na última parte,  o trabalho ambiental com o Instituto Terra e o ensaio fotográfico  “Gênesis” que registra, a partir de suas fantásticas  imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Segundo o próprio fotógrafo, trata-se de uma homenagem ao planeta, uma declaração de amor, digamos assim. Imperdível para quem é fã do Mestre e apaixonados por fotografia, aliás, Salgado deu uma declaração recentemente de que a fotografia está com os seus dias contados, podemos saber mais dessas impressões do fotógrafo clicando aqui. 
   No mais assista ao filme, e enjoy!
   Inté.

 

 

https://vimeo.com/128242266

Comment here